Big Data: maioria das empresas vai investir

Empresas querem investir em Big Data

O investimento em Big Data está na ordem do dia e as empresas estão conscientes disso mesmo. Segundo um estudo recente 75% das empresas já investem ou pretendem investir nesta área nos próximos dois anos. Problema: a taxa, embora elevado, mostra uma ligeira desaceleração em relação ao crescimento nos anos anteriores.

tal intenção é demonstrada por um estudo realizado pela Gartner, compreendendo mais de 400 organizações de diferentes setores. O principal objetivo para 64% das empresas que embarcam em projetos de Big Data passa por melhorar a experiência do cliente. Já outras empresas, que participaram no estudo, admitiram que a prioridade é melhorar a eficiência do processo e definir uma melhor estratégia de marketing, dois objetivos mencionados por 47% das empresas pesquisadas.

Em relação ao profissional responsável pela realização do projeto e a monitorização do Big Data, o estudo mostra diferenças significativas a partir de 2014. Nessa altura, o responsável de Sistemas era a figura responsável por todo o processo de implementação, seguido pelos gestores das unidades negócios, em apenas 25% dos casos. Este ano, regista-se uma paridade entre os responsáveis de Sistemas e os gestores de negócio.

No entanto, e embora a maioria das empresas admita investir em Big Data, nos próximos anos, cerca de 40% não sabem se o investimento terá um retorno positivo ou negativo.