BuzzFeed: o sucesso esteve no erro da Google

Jonah Peretti o fundador do BuzzFeed

É uma das maiores revelações digitais, no que aos conteúdos diz respeito, de sempre. Hoje em dia, o site BuzzFeed é um dos portais digitais com mais audiência e, ao que parece, segundo revelações recentes, muito do seu sucesso deve-o à Google. Quem o revela agora é o próprio fundador do BuzzFeed, Jonah Peretti, que em entrevista descreveu os primórdios da empresa admitindo que um erro informático da Google que deu início a um verdadeiro império, avaliado atualmente em 1.500 milhões de dólares.

Segundo aquele responsável, a empresa estava inicialmente focada tanto na pesquisa Google como nas Redes Sociais, no entanto as coisas não correram como pretendido. “Foi um erro da Google, que deixou de indexar nas pesquisas o BuzzFeed, que nos levou a apostar tudo na social media. Como as redes sociais ainda não estavam tão desenvolvida, a principal referência ao nível do tráfego eram as pesquisas, mas o que é certo é que da noite para o dia todo o nosso tráfego desapareceu sem sabermos o porquê “, disse Peretti.

Como estavam ainda numa fase experimental, Peretti chegou a pensar que foi um teste que teria corrido mal e que levou ao desaparecimento do site dos resultados de pesquisa do Google. No entanto, o que aconteceu foi que o Google pensou que a página estava a promover malware quando embebia os vídeos nas páginas, por isso, como medida de segurança, foi pura e simplesmente eliminado. Perante o “apagão”, Peretti e a sua equipa acabaram por apostar tudo nas Redes Sociais. “Esquecemos a Google, parece que a social media é o futuro, agora ainda é um mundo pequeno e não nos vai dar muito tráfego, mas não podemos confiar na Google”, afirmou o fundador.

Motivado por erro ou não, hoje em dia o portal BuzzFeed, fundado em 2006, é já um dos principais medias digitais, escrito em várias línguas.