Publicidade cresce em 2015

ZenithOptimedia aponta para crescimento do investimento em Publicidade

A ZenithOptimedia atualizou a sua previsão ao nível dos gastos com publicidade para 2015. Segundo as previsões, o investimento em publicidade vai crescer 4,0% em 2015, devendo chegar aos 554 mil milhões de dólares a nível global. Uma previsão atualizada que revela uma queda de 0,2% em comparação com os dados revelados em junho, naquele que é um reflexo de uma expectativa de um crescimento mundial mais moderado.

De uma forma geral, as previsões apontam para um crescimento em todas as regiões, com exceção do Médio Oriente e da Rússia, situação à qual não é indiferente a queda do preço do petróleo. Destacando-se também a importância dos mercados maduros, como os casos da América do Norte e Europa Ocidental, que recuperaram as suas posições de liderança.

Destaque no estudo para o comportamento da publicidade em dispositivos móveis, que deverá ultrapassar a imprensa já em 2016. As previsões apontam para um investimento em publicidade mobile de 12,4% face ao total, contra 11,9% da imprensa escrita. Ou seja, estamos perante um cenário em que a internet mobile se posiciona como a terceira maior, apenas ultrapassada pela TV e Internet em desktop. As previsões apontam para um crescimento na publicidade móvel de 38% em 2016 atingindo 71.000 milhões de dólares, enquanto a publicidade em jornais deverá sofrer uma contração de 4%, para 68.000 milhões de euros.

“A tecnologia mobile está a transformar rapidamente como os consumidores vivem as suas vidas ao redor do mundo e afeta os modelos de negócios de todas as categorias”, afirmou Steve King, CEO da ZenithOptimedia. “Estamos a testemunhar a maior transferência de orçamentos de publicidade na história do marketing e as agências lutam para acompanhar os consumidores, que já adotaram um novo estilo de vida mobile”, concluiu.