Revistas apontam à eficácia da publicidade

Revistas apostam na eficácia

Desde há algum tempo que a indústria da imprensa, mais concretamente das revistas, se tem focado cada vez mais no digital e na constante melhoria desta área. Agora, muitos intervenientes neste sector nos EUA estão a colocar em marcha um novo movimento naquela que é uma tentativa de neutralizar os anos consecutivos de diminuição de vendas e de publicidade vendida.

Assim nasceu o “Print Magazine Sales Guarantee”, um programa no qual a indústria se compromete em garantir que as páginas de publicidade vão gerar resultados de vendas para as marcas. Caso contrário, ou seja, se os resultados não se concretizarem, as revistas oferecem mais espaço publicitário, mas sem pagar, ou então o reembolso.

Por detrás deste inovador programa está o chefe da associação que acolhe os principais agentes do sector, Association of Magazine Media (MPA). Os seus membros incluem a Time Inc., Conde Nast, Meredith Corp., Hearst Magazines, entre outros, no entanto a associação recusou-se a identificar os editores que fazem parte do programa e apenas disse que atinge 75% dos leitores de revistas. Responsáveis da Time Inc. e Condé Nast já revelaram que as suas empresas estão a participar.

“Temos confiança no nosso produto, no seu futuro e no papel único que as revistas têm no ecossistema para impulsionar as vendas e aumentar o ROI das marcas “, disse Stephen Lacy, presidente e CEO da Meredith Corp. e presidente do conselho da MPA.

O programa destina-se a contrariar o longo declínio das páginas de publicidade em revistas, que desde 2005 não têm visto um aumento anual.