Marketing Digital: as competências que as empresas pedem

Marketing Digital

O marketing digital é, hoje em dia e por força das circunstâncias, uma das mais importantes disciplinas do marketing e uma das temáticas mais procuradas pelas empresas.

Ainda assim, o marketing digital é algo complexo, com muitas ramificações, sabendo-se que é praticamente impossível dominar toda a sua complexidade. Mas, quando as empresas ponderam a contratação de um profissional de marketing digital a relação de competências pedidas numa única só pessoa é… do outro mundo.

Para ter sucesso profissionalmente no marketing digital, os profissionais devem estar armados com um vasto corpo de conhecimento. Segundo um estudo realizado na Alemanha, pelo Kursfinder.de, estes são os principais requisitos pedidos pelas empresas:

  1. Conhecimento de MS Office (48%).
  2. SEO, SEM e AdWords (41%).
  3. Web Analytics (29%).
  4. SEO (27%).
  5. Experiência em gestão de projetos e campanhas (27%).
  6. Conhecimento de sistemas de gestão de conteúdo, como WordPress, Joomla, Drupal ou Contao (26%).
  7. Social Media Marketing (26%).
  8. Familiaridade com tecnologias web (26%).
  9. Afinidade com Internet e interesse nos novos media digitais (23%).
  10. Linguagem HTML e HTML5 (20%).
  11. O entusiasmo pelo marketing online e conhecimentos gerais de marketing (17%).
  12. E-mail marketing (12%).
  13. Detetar novas tendências online (12%).
  14. O marketing da afiliação (11%).
  15. Publicidade display (11%).
  16. Linguagem CSS e CSS3 (8%).
  17. Conhecimentos do Adobe Photoshop (8%).
  18. Normas de usabilidade (6%).
  19. Experiência na redação de conteúdos (6%).
  20. Conhecimentos de informática (6%).

Em relação à formação que as empresas exigem para os profissionais de marketing digital, 56% exigem formação universitária na área de economia e gestão, 36% em marketing e marketing digital, e 19% nas áreas de Ciências Comunicação.

Se nos concentrarmos sobre as qualidades pessoais que as empresas procuram, os vencedores são o pensamento analítico (57%), as habilidades de comunicação (52%) e capacidade para o trabalho em equipa ( 50%).

Para a realização deste relatório, Kursfinder.de analisou 100 anúncios de emprego de diferentes empresas com o rótulo de “marketing digital”.