BuzzFeed ataca publicidade online

Jonah Peretti o fundador do BuzzFeed

Cada vez mais na ordem do dia, o tema dos bloqueadores de anúncios é uma preocupação crescente para a indústria da publicidade. Esta situação tem levado muitos profissionais de diversas áreas a falar sobre possíveis soluções ou causas que nos levaram a ela.

Um dos mais críticos, nos últimos tempos, tem sido Jonah Peretti, fundador da BuzzFeed, para quem é claro que se estamos neste ponto é porque a publicidade online “nunca se preocupou com os utilizadores”.

“Mostram-se anúncios terríveis”, destacou Peretti ao mesmo tempo que expunha o trabalho desenvolvido com o modelo de publicidade nativa do BuzzFeed. Sobre este diz que, embora “não seja impossível de bloquear” pelo menos tem sido feito de forma “mais inteligente” e com vista a melhorar a experiência do utilizador.

“Vamos ver como a publicidade vai pagar pelos erros cometidos por si mesma e agregar valor para se mostrar mais divertido. A forma através da qual nós a rentabilizamos no BuzzFeed baseia-se em entender as coisas primeiro do lado editorial e, em seguida, dar opção às marcas, através formatos e fórmulas, para que conseguia alcançar os utilizadores de forma autêntica” explicou Peretti em entrevista.

Um modelo que está a dar furtos. Desde o seu lançamento, em 2006, o BuzzFeed passou de ser um “laboratório de conteúdo viral”, localizado na cidade de New York sob a direção de três pessoas, para se tornar uma referência na criação de conteúdo multiplataforma e notícias que geram mais de 5.000 milhões de visualizações mensais.