Facebook lança app de alertas de notícias

Notify, a nova app do Facebook

O Facebook continua a inovar. Depois de lançar uma aplicação autónoma para mensagens de texto e outra para a leitura de artigos instantâneos, chegou agora a vez dos alertas de notícias, previsão do tempo, resultados desportivos e muito mais.

Na passada semana, o Facebook lançou uma app para iPhone e iPad chamada “Notify”, que irá alertar os utilizadores com informações com origem em grupos de media, incluindo CNN, The Weather Channel, Fox Sports e Fandango. As notificações são semelhantes às que muitas pessoas já recebem através das apps dos próprios media, mas estão ligadas às contas do Facebook dos utilizadores, o que significa que o Facebook terá mais informações sobre os hábitos de consumo de media e interesses dos utilizadores.

A nova app pede aos utilizadores para escolherem, pelo menos, três “estações” que permitirão receber as tais notificações, usando o nome “estações” para se referir aos seus parceiros de notícias, que são organizadas em categorias incluindo notícias, local, desporto, negócios, entretenimento, política, ciência e tecnologia, celebridades, música e áudio, moda e beleza, jogos, saúde, comida e bebida, e compras e negócios.

As notificações das estações selecionadas serão exibidas num feed cronológico inverso dentro do aplicação que não é assim tão diferente do guia de notificações ou mesmo do feed de notícias do Facebook

Para já, não há acordos financeiros entre o Facebook e as empresas de media que participem na app Notify, e o Facebook não tem planos imediatos para permitir a publicidade no app, afirmou um porta-voz da empresa.

“Os nossos leitores estão no Facebook, e nós sabemos que a qualquer momento o Facebook sai com um novo produto e eles vão interessar-se por ele”, disse Callie Schweitzer, diretor editorial da Time Inc.. “E é também uma enorme fonte potencial para chegarmos a novos leitores. Para nós é mais uma oportunidade, até porque não está a canibalizar o nosso público atual, mas a permitir alcançar novos leitores”, afirmou aquele responsável, satisfeito por poder participar na nova iniciativa do Facebook. A Time Inc. está presente em mais de 45 estações dentro da app Notify através de 11 das suas publicações, incluindo Time, People, Sports Illustrated e Fortune.

Os utilizadores podem partilhar as notificações para o Facebook e outras redes sociais, incluindo o Twitter, Tumblr, LinkedIn e Facebook Messenger. A app ainda só está disponível para os EUA.