Lia Oliveira – Marketing Director Nobre

Lia Oliveira da Nobre

https://www.nobre.pt

Ouvimos frequentemente falar em educação para a cidadania. Este é um desafio e um compromisso que deve ser de todos, desde as famílias, à escola, passando pelas empresas e por toda a sociedade.

Consciente disso, a Nobre criou, em 2013, a Nobre Casa de Cidadania, com a missão de reconhecer e homenagear os Atos Nobres que sejam da autoria do cidadão comum e, ao mesmo tempo, sensibilizar para a prática da Cidadania, divulgando os exemplos de Atos Nobres além-fronteiras e além-memória.

Em dois anos de atividade, o projeto já reconheceu e homenageou 40 cidadãos. São cidadãos anónimos cujo feito chegou até nós por terceira pessoa. Mas porque a nobreza não escolhe idades e a Nobre Casa de Cidadania quer promover a cidadania através de exemplos reais junto dos mais jovens, acaba de ser lançado o projeto “Cidadão Nobre nas Escolas”. A primeira iniciativa realizou-se em Ílhavo e as próximas decorrerão em Tavira e em Lisboa, sendo que, em 2016, e pela sua importância, queremos que estas sessões sejam alargadas a outras cidades.

Este é um exemplo de como é possível promover a cidadania. Fazemo-lo como o apoio de inúmeros parceiros, a quem agradecemos o empenho desde a primeira hora, e dos cidadãos homenageados pela Nobre Casa de Cidadania. Todos os gestos contam para fazer a diferença e promover exemplos de cidadãos anónimos que, através dos seus atos, são verdadeiras inspirações.