Investimento publicitário digital a crescer

Investimento publicitário cresce

Com cada vez mais consumidores a utilizarem cada vez mais dispositivos digitais para acederem a informação e a conteúdos, a pesquisarem sobre produtos ou a fazerem compras online, a indústria de publicidade está também a aumentar o seu investimento nos canais digitais.

Mesmo nos mercados em que o investimento total deva cair este ano, o investimento digital está também a crescer. No entanto, nem todos os mercados se comportam da mesma maneira.

Um estudo recente da eMarketer “Global Digital Ad Spending by Industry: A Country-by-Country Look”, mostra as estimativas de gastos no mundo digital até 2016. Assim, com o novo ano, os gastos com publicidade online no Reino Unido deverá ultrapassar os media tradicionais, enquanto que tal deverá acontecer apenas em 2017 e 2018 noutros países com China, Dinamarca, Austrália e Noruega.

Quanto a anunciantes, são as marcas dos produtos de grande consumo que investem mais nestes canais, principalmente as multinacionais têm ampla presença nas redes sociais e um forte interesse em mercados emergentes.

Os resultados também mostram que nos países em desenvolvimento, o canal digital é o meio mais acessível. Para se ter uma ideia, 100% das startups em países como a Indonésia, onde os gastos com publicidade digital representa apenas 7,3%, investem a totalidade dos seus orçamentos neste canal.

Por outro lado, a China é o pais onde a indústria automóvel mais investe em publicidade digital, estando previsto um aumento de 3% ainda para este ano.