Publicidade impressa devolve mais resultados que a digital

Publicidade impressa vs digital

Publicidade Digital ou aposta na publicidade impressa? Se é certo que o digital a categoria onde se estão a registar maiores crescimentos em termos de investimento em publicidade, a verdade é que a publicidade em imprensa escrita continua a “pesar” nas decisões dos marketeers. De acordo com o mais recente estudo realizado pela Millward Brown, a publicidade impressa devolveu melhores resultados do que a digital ou mesmo que a publicidade em televisão, pelo menos em termos de preferência relativa à marca e intenção de compra.

A questão que se coloca é: porquê essa preferência? A neurociência ajudará na resposta a esta questão, permitindo determinar os processos pelos quais a tomada de decisão acontece no cérebro das pessoas a fim de orientar as campanhas das marcas. Ora, esta mesma neurociência aponta para três pistas, reveladas pela Adweek, para perceber por que a publicidade impressa está posicionada como uma das melhores apostas que os marketeers poderão fazer.

 

  1. Aumento da notoriedade da marca e recordação

 

O debate entre a publicidade impressa e digital vem de longe. Neurocientistas da Universidade de Temple têm desenvolvido vários estudos, através de um mapeamento cerebral de uma amostra de utilizadores. Conclusão: estes mais depressa se recordam de um anúncio e seu contexto em suporte impresso do que digital.

 

  1. Aumento da eficiência através de múltiplos canais

 

Os canais através dos quais se conseguem a alcançar os utilizadores continuam a aumentar. De acordo com o estudo realizado pela Millward Brown, a publicidade impressa está longe de estar “esquecida”. O mesmo significa que a combinação Publicidade Impressa + TV é mais eficaz do que a TV + Digital em todas as métricas analisadas. Tal facto traduz-se numa melhoria da capacidade dos consumidores para associarem adequadamente as marcas com as respectivas mensagens.

 

  1. Aumento das vendas e ROI positivo

 

A Association Magazine Media apresentou em outubro o relatório “Print Magazine Sales Guarantee”, que assegurava aos anunciantes que a publicidade impressa aumenta as vendas e o ROI. O estudo realizado com algumas marcas como a Tyson Foods, Kimberly-Clark e Meredith Corp. devolveu um aumento nas vendas entre 2% e 47%, enquanto o ROI se traduziu $7,45 para cada dólar investido.