Segundo ecrã: Millennials não veem TV sozinhos

Televisão menos eficaz

O segundo ecrã está longe de ser um conceito recente, mas cada vez mais os estudos compravam que mais do que nunca é um conceito atual. A pergunta que se impõe é: quando vê televisão, fá-lo sozinho ou acompanhado do seu smartpone? Se a sua resposta não é imediata, os mesmo não acontece com os Millennials. É que esta geração não concebe ver televisão sem ter, pelo menos, um segundo ecrã.

De acordo com um estudo realizado nos EUA pela Consumer Technology Association, 88% Millennials usa regularmente um segundo ecrã quando vê televisão. Este número cai para 50% se levarmos em consideração todas as faixas etárias. Quando recorre a um segundo ecrã (geralmente do smartphone) enquanto veem televisão, a maioria fá-lo com a intenção de procurar informações sobre o programa que está a ver no pequeno ecrã.

Um comportamento que pode ser visto como um motivo de preocupação para os anunciantes. É que a utilização de um segundo ecrã é um escape aos intervalos publicitários, uma realidade assumida por 48% dos telespectadores. A atividade passa ainda por ligarem-se às Redes Sociais (43%), ou a utilizar serviços de streaming de vídeo. E aqui, a Geração Z, mais nova, domina: 71% revelou fazê-lo.