Forbes inova: garante o sucesso de campanhas

Forbes inova

Com a publicidade nativa a massificar-se no mercado publicitário, os marketeers estão cada vez mais conscientes dos valores deste formato, mas estão também mais exigentes no que aos resultados diz respeito. Nada que assuste alguns media. É o caso da Forbes que decidiu adotar uma posição inovadora no cenário digital: garantir aos anunciantes que devolverá o dinheiro que os anunciantes investirem na sua solução de publicidade nativa, a BrandVoice, a menos que obtenham um mínimo de resultados.

Para que tal aconteça, os anunciantes terão de investir um mínimo de 250 mil dólares em publicidade durante mais de 60 dias. Caso não se registe um aumento em pelo menos uma das quatro métricas (consciência, favorabilidade, recordação e intenção de compra), os anunciantes poderão receber o dinheiro de volta. Além disso, o anunciante pode escolher o fornecedor que entender para medir o impacto da campanha.

Esta não é a primeira vez que Forbes realiza uma iniciativa como esta, uma vez que, entre 2002 e 2010, contaram com o serviço de garantia de Publicidade Display, no sentido de esclarecer as dúvidas que existiam sobre estes anúncios. Durante a iniciativa, foram levadas a cabo mais de 100 campanhas e, segundo Mark Howard, diretor comercial, apenas foi devolvido o dinheiro de uma campanha, a um anunciante da área financeira, em 2008, no auge da crise.

Segundo o executivo, a nova medida surge como resposta ao desejo do mercado de prestação de contas, bem como o aumento da concorrência. Outras editoras cobram a publicidade nativa de acordo com as visualizações (e pelo menos um, o Daily Mail, garante essas mesmas visualizações), e tem havido também garantias no campo imprensa impressa, mas a Forbes acredita que este compromisso é inédito na publicidade nativa.

“Fizemos essas garantias no passado”, afirmou. “A impressão ainda era o peso pesado e tínhamos que fazer algo para chamar a atenção dos profissionais de marketing. É a essência de quem somos. Temos este estudo que mostra que a combinação de conteúdo de marca e display é muito poderoso, e conversando com potenciais parceiros da BrandVoice, a questão muitas vezes surgiu: “Como vamos saber se BrandVoice tem capacidade para provocar a mudança?”.

As campanhas BrandVoice (que são uma mistura de publicidade nativa e display) representam 35% das receitas de publicidade da Forbes, mas o meio acredita que ainda há muito espaço para crescimento nesta área.