Museu do Ciclismo vai vender fotos históricas da Global Media Group

Joaquim Agostinho, do Sporting, com uma coroa de louros ao pescoço, é felicitado por Fernando Mendes, do Benfica, no estádio de Alvalade, em Lisboa. no final da Volta à Portugal de 1972

A Global Imagens, a agência de fotografia e vídeo da Global Media Group, e os arquivos históricos que estão à sua guarda, que incluem o espólio fotográfico do Diário de Notícias e do Jornal de Notícias, vão fornecer o Museu do Ciclismo nas Caldas da Rainha com imagens que farão parte de uma secção virtual que a câmara municipal, proprietária do museu, pretende inaugurar dentro em breve.

Imagens de corrida tiradas de todas as Voltas a Portugal e fotografias, por vezes inéditas, de vedetas do passado como Joaquim Agostinho (na foto a receber felicitações do seu rival, Fernando Mendes, no final da Volta de 1972), Marco Chagas, Alves Barbosa, José Maria Nicolau, de inúmeros atletas dos pelotões de outras eras ou de ciclistas que disputam competições nos dias de hoje passarão assim a estar disponíveis para os visitantes do museu.

Uma das maiores curiosidades será a da visualização de imagens da primeira Volta a Portugal que, na realidade, não foi de bicicleta mas a cavalo, o chamado Circuito Hípico de Portugal, que se realizou em 1925: os cavaleiros que fizeram essa competição eram auxiliados, ao longo da prova, por pajens que se deslocavam de bicicleta. Em 1927, na primeira Volta, já só correram eles…

Uma seleção dessas imagens ficará ainda disponível no local, em formato impresso, para venda ao público.

por Pedro Tadeu – Diretor da Global Imagens