Rodrigo Albuquerque aposta no Real Time Bidding

 

Já lá vão 15 anos a trabalhar no universo do Marketing. Licenciado em Estatística e Gestão de informação e Pós-Graduado em Marketing Intelligence, Rodrigo Albuquerque, o homem à frente dos destinos da Arena Portugal, iniciou o seu percurso profissional como Account Manager na Plurimarketing/Teleperformance Portugal, em 2001. Antes disso, e enquanto ainda estudava, passou por contact centers onde assumiu a função de supervisor e rapidamente seria convidado a gerir uma empresa nessa área. Em 2003,  o especialista em Marketing Intelligence ingressa na Xerox Portugal, como Direct Response and Teleweb Sales Manager. “Eram os primeiros passos no canal internet, que funcionava essencialmente como ferramenta de apoio à venda por telefone”, conta o gestor de 42 anos, nascido em Moçambique.
Na Arena Portugal desde 2005, Rodrigo Albuquerque foi responsável pelo desenvolvimento de vários projectos de investigação qualitativa e quantitativa, tendo como objetivo a optimização da eficácia da comunicação, acumulando com a Direcção de Novos Canais e posteriormente com a Direcção de Serviço a Clientes. No âmbito das s várias funções exercidas, foi responsável por contas de diversos sectores, tais como: Credibom, Tele2, Bwin. CTT, Hyundai, Kia, Schweppes, Grupo Accor, Grupo Porto Editora Continente, Wells, REN, Turespaña e CP. Assumiu a Direcção Executiva da Arena Media em Maio de 2013. Quando ingressou na Arena, aquela agência estava então em 13º lugar no ranking de investimento publicitário em Portugal. Neste momento, a empresa, inserida no Grupo Havas, “está em 2º lugar”, depois de já ter liderado o mercado publicitário em Portugal em 2013.

As apostas mais recentes da Arena estão agora centradas no Real Time Bidding, que permite ao proprietário de uma página recolher informação de quem a visita. “Estamos a fazer um esforço para acompanhar esta tendência do mercado internacional e é a área em que queremos crescer”, afirma o diretor executivo da Arena Media, adiantando que essa estratégia é acompanhada de um esforço de recrutamento de pessoal com competências técnicas na área digital. A Arena e as empresas do Grupo Havas vão concentrar-se todas num único espaço, criando a Havasvillage em meados deste ano. “Estaremos melhor preparados para responder aos clientes”, afirma Rodrigo Albuquerque que, no plano pessoal, também tem a sua “vila”, um projeto de turismo rural na Azambuja.

 

Director Executivo Arena Portugal