Eurosport negoceia com operadores canal premium para F1

A Eurosport está a negociar com os operadores a transmissão dos conteúdos de Fórmula 1 num canal premium, para os quais o canal desportivo detido pela Discovery Channels tem os direitos para Portugal até 2018, apurou o Dinheiro Vivo.

“O Discovery/Eurosport tem por princípio não tecer comentários sobre as negociações que mantém com os operadores”, diz apenas fonte oficial do Discovery Channels quando contactada. Mas ao que o Dinheiro Vivo sabe as negociações com os operadores de televisão paga decorrem há alguns meses e em cima da mesa está a vontade de transformar num conteúdo premium o canal que transmite as corridas de F1, como forma de rentabilizar o investimento feito pela Discovery pelos direitos televisivos das corridas. Neste momento, os canais Eurosport fazem parte dos pacotes base dos operadores.

Discovery terá pago 6 milhões pelos direitos de F1

A Discovery garantiu até 2018 os direitos para o mercado português, atualmente a serem transmitidos no Eurosport 2 HD em sinal aberto. Quando os direitos para o mercado português foram colocados no mercado, a companhia norte-americana avançou com uma oferta, concorrendo com a Sport TV, canal premium que até então transmitia as corridas. Em setembro de 2015 foi anunciado o acordo com a Formula One Management pelos direitos de televisão e digitais exclusivos de transmissão para o mercado português durante três épocas das corridas, sessões de qualificação e treinos do campeonato do mundo de F1. Para isso, a Discovery terá pago um total de seis milhões de euros, apurou o Dinheiro Vivo junto de fontes do sector. Este montante fica 70% acima do desembolsado pela Sport TV no contrato entre 2012 e 2015, quando pagou um total de 3,6 milhões de euros (média de 1,2 milhões de euros por época). Um montante de investimento elevado que agora a Discovery/Eurosport quer rentabilizar.

As negociações com os operadores decorrem num momento em que as corridas já estão a ser transmitidas. Estas arrancaram a 18 de março em sinal aberto com o Grande Prémio da Austrália. “Neste momento, podemos garantir que o próximo Grande Prémio, que tem lugar na China no fim-de-semana entre 15 e 17 de abril, será transmitido por todos os operadores no Eurosport 2. Revelaremos informações sobre os seguintes grandes prémios, quando for oportuno”, diz fonte oficial do Discovery sobre o assunto, sem mais detalhes.