Pequenos-Almoços no Diário de Notícias – OMD e PHD

Os “Pequenos-Almoços no Diário de Notícias”, uma iniciativa inovadora levada a cabo pela Global Media Group, tinham como objetivo estreitar os laços entre os profissionais das mais notórias agências de meios e aquela que é a marca de comunicação em maior ascensão no mercado nacional.
Entre cumplicidades cimentadas por várias décadas de trabalho em conjunto, e várias relações profissionais que nasceram neste ambiente informal, os convidados do Diário de Notícias foram presenteados com uma visita à redação do título noticioso de referência em Portugal, com mais de 150 anos de história e consistência como credenciais de peso para suportar esse destaque.

Mais do que um encontro de negócios, estes pequenos-almoços foram uma oportunidade preciosa para criar sinergias entre o Diário de Notícias e estes importantes intervenientes do universo dos media e da comunicação.

Paulo Baldaia recebeu os convidados na redação do jornal, recentemente instalada na nova sede da Global Media Group, nas Torres de Lisboa.

Os convidados partilharam a sua perspectiva profissional e pessoal sobre o Diário de Notícias, e a sua evolução no campo digital. Conheça os testemunhos dos responsáveis pela OMD e pela PHD. 

Pequenos Almoços DN OMD-logo (1)

Bernardo Rodo
Managing Director

O que representa para si a marca Diário de Notícias?
A marca DN é uma marca de força. Nós que trabalhamos em Media, defendemos que se as marcas anunciantes comunicarem em ambientes sem contexto, sem uma associação à força de uma marca que seja reconhecida pelo consumidor, as suas campanhas vão ter sempre menos força. Para nós o DN é uma marca de referência, que propicia um contexto em que as marcas anunciantes conseguem criar uma relação com o consumidor. Nós sentimos que, cada vez mais, nas nossas campanhas, projetos e estratégias de comunicação, que quanto mais forte for a relação do consumidor com a marca do meio, mais fácil é criar um laço e uma continuidade com a marca anunciante. Tudo isto pode parecer óbvio, mas que não o é. Numa altura em que, as redes sociais e outras plataformas começam a ganhar muito terreno em algo fundamental, no número de utilizadores, até que ponto é que a marca do meio é importante? Nós acreditamos que é muito importante, porque essa relação de confiança acaba por ter um impacto muito grande naquilo que se pode fazer: nos conteúdos que se colocam, na continuidade das campanhas que assim se vão construindo ao longo tempo.

Considera que o site do Diário de Notícias é um bom meio para se manter informado?
Por questões profissionais, eu corro as plataformas quase todas. Obviamente, o site DN é uma delas, onde eu perco algum tempo e tenho constatado com muito agrado uma evolução muito grande. Tanto nos conteúdos, como na forma como estão organizados, na navegabilidade da página, nos códigos de cores, nos artigos dos colunistas… tenho notado de facto uma evolução muito interessante.

O Diário de Notícias atingiu a liderança no ranking dos sites de referência. Na sua opinião a que se deve este destaque?
Eu acho que tem a ver com o projeto que estão a construir, através da combinação de várias valência, à experiência do utilizador enquanto está na plataforma e dos conteúdos que ele lá encontra. Nós sabemos hoje que 25% dos conteúdos de uma plataforma, de informação generalista, são não relacionados com informação, mas sim no âmbito do entretenimento. Começa a ser uma percentagem significativa, de conteúdos que atraem os utilizadores mas que não são notícias. Eu acredito que o DN está a fazer bem este caminho, ou seja, mantendo a força da marca, enquanto marca de informação, estão a encontrar alternativas para conquistar a permanência do utilizador, alternativas de interesse que não sejam só as notícias. No limite serão notícias, não tanto de política ou economia, mas mais ligadas a temas de entretenimento.

 

 

Sandra Alvarez Batista
Managing Director

O que representa para si a marca Diário de Notícias?
Representa uma marca com história, uma referência na informação, não só para mim, mas para todos os portugueses. Uma marca importantíssima na nossa vida.

Considera que o site do Diário de Notícias é um bom meio para se manter informada?
É um dos sites que consulto, logo pela manhã, para me manter informada sobre o que aconteceu durante a noite. Também o consulto ao longo do dia, para me manter atualizada.

O Diário de Notícias atingiu a liderança no ranking dos sites de referência. Na sua opinião a que se deve este destaque?
Acho que esta liderança se deve ao trabalho que tem vindo a ser feito. Hoje, foi-nos mostrado parte desse trabalho. Além do que foi mostrado, a nós que trabalhamos em media, é muito visível a evolução do DN, nomeadamente do DN.pt, e que sabemos que se deve ao trabalho e ao esforço desenvolvido nos últimos anos, e pelo investimento da Global Media no projeto DN.