Influenciadores e SEO, uma viagem conjunta

O SEO alterou-se de forma drástico nos últimos cinco anos e isso moldou a estratégia de marketing para as empresas. Essa é uma realidade que atravessa vários mercados, segundo nos diz o site da especialidade Econsultancy, mas no mercado das viagens e do lazer tem um potencial alargado, especialmente quando combinada com a utilização de influenciadores para contar uma história, envolver o público numa experiência concreta.

Diego Puglisi, search marketing manager da companhia aérea Thomas Cook Airlines, falou partilhou recentemente a sua visão estratégica para a colaboração com influenciadores, um caminho que considera natural neste ramo. Na sua opinião, os influenciadores podem ser mais eficazes se aplicados a nichos de comunicação que deixem a audiência empolgada, nomeadamente na partilha de uma experiência real de viagem.

Aspetos a ter em conta passam não só pelo número de seguidores nas redes sociais destes influenciadores, mas também a sua capacidade inata de falar a mesma linguagem que a marca e a sua audiência alvo.

As campanhas não se limitam apenas aos espaços onde os influenciadores desenvolvem a sua atividade normal, e é por isso importante selecionar não só com base em variáveis como likes e partilhas, mas também avaliando o tipo de comentários e engagement gerados por parte da audiência. Uma análise que requer esforço adicional, mas que segundo Puglisi tem recompensas notórias.

Um dos últimos conselhos que Diego Puglisi partilhou foi a necessidade de identificar situações, por pequenas que possam parecer, em que o testemunho de um influenciador poderá fazer uma grande diferença. O anúncio de uma nova rota é sem dúvida um feito a assinalar, mas alterações nas refeições durante os voos são experiências com as quais o público se pode relacionar e que suscitam reações mais fortes quando são contadas na primeira mão, de forma autêntica por uma cara que lhes é familiar.