O poder das efemérides

A criação e celebração de uma efeméride associada a uma marca, é cada vez mais bom exemplo de marketing estratégico. Este modelo começou por ser explorado pela indústria alimentar, já começou a dar sinais no mercado da moda.

Desde 2014 que a Nike reserva um dia inteiro para celebrar o modelo Air Max. Nas semanas que antecedem este dia, ocorrem várias ativações de marca nos Estados Unidos e Canadá, especificamente ligadas ao já mítico modelo. A J.Crew já seguiu o exemplo da Nike, ao celebrar a 31 de março de 2017, o primeiro National Stripes Day.

Este ano, a Nike comemorou na mesma data o aniversário da tecnologia Air, utilizada neste modelo de ténis.

Por este motivo, a Nike elevou as comemorações a um nível superior: criou dez novas edições do modelo Air Max e personalizou um autocarro que percorreu as ruas de Toronto, durante duas semanas. Além disso, convidou 12 criativos, incluindo Sean Wotherspoon e Venus X, a desenhar a sua própria versão do modelo.

Mas o que marcou a diferença nesta campanha foi, indiscutivelmente, a promoção, pela marca e pelos seus fãs, nas redes sociais. Durante as últimas semanas, a Nike foi mencionada mais de 523,000 vezes no Facebook, Twitter e Instagram através da hashtag #AirMaxDay.

A divulgação da marca e do modelo foi massiva. Este tipo de campanha, pode ser aplicado a várias marcas e vários tipos de produtos. Se for bem implementada, o sucesso é garantido.