A transformação digital de um gigante da cosmética mudou mais do que a sua imagem online, mudou o seu negócio

 

Quando a L’Oréal compreendeu que o digital, especificamente o mobile, revolucionou completamente a forma como as pessoas consomem media, desenvolvem preferências de marca e escolhem produtos, reinventou as suas estratégias de marketing, para acompanhar as tendências. Segundo um artigo da Think With Google, a L’Oréal deixou de considerar o digital como um dos seus meios de comunicação, para passar a fazer parte de tudo o que criam.

Transformação digital #1: Experiências pessoais

Devido ao mobile, os consumidores têm agora estilistas, cabeleireiros e maquilhadores na ponta dos seus dedos, 24 horas por dia. Mais do que criar produtos adequados a cada pessoa, a L’Oréal compreendeu que devia estar sempre disponível para os seus clientes, de modo a oferecer soluções personalizadas. Envolver emocionalmente o consumidor com a marca, seguindo as novas tendências do digital. Assim, criaram a Makeup Genius, uma aplicação mobile que permite experimentar virtualmente todos os produtos da L’Oréal. A app copia o rosto do utilizador, analisa mais de 60 características e de seguida apresenta vários produtos, assim como looks apropriados a diversas situações e momentos. Os utilizadores podem comprar desde logo os seus produtos preferidos e mais adequados a si. Através desta app, a marca consegue registar as preferências dos utilizadores e o que compram, e assim adaptar a sua oferta. Neste momento, a app tem mais de 20 milhões de utilizadores, e a L’Oréal pode servir de forma pessoal e diferenciada cada um deles.

Afinal, a L’Oréal não criou a Makeup Genius para analisar resultados de e-commerce, mas para saber quem são os seus clientes.

Transformação digital #2: O poder dos dados

Hoje em dia, as marcas devem estar atentas ao que os consumidores pesquisam e vêem. Afinal, para a maioria das pessoas, a compra começa online. Para lançar a linha Maybelline Master Contour, a L’Oréal tentou descobrir quais as principais preocupações e questões dos consumidores sobre este tipo de produtos e assim melhor identificar, prever e corresponder às suas necessidades. Depois de perceber que a maioria das mulheres procura uma solução rápida e fácil de aplicar no dia a dia, foi criada uma série de vídeos para desmistificar a arte das técnicas de contorno em três simples passos. Os vídeos atingiram mais de nove milhões de visualizações.

Transformação digital #3: Recriar o storytelling

Num tempo em que as redes sociais consomem toda a atenção das pessoas, as marcam competem cada vez mais por um pouco do seu tempo. Para envolver os consumidores numa história, a sua relevância deve ser provada nos primeiros segundos. Para lançar o spray Root Cover Up, a L’Oréal criou um anúncio em que apresentava o valor e a utilidade do produto nos primeiros seis segundos. Os consumidores que se interessassem pelo produto podiam então ver o vídeo completo e saber mais.

Seguindo as tendências, a estratégia da L’Oréal passa agora por tomar proveito das ilimitadas potencialidades do digital, em especial do mobile first, colocando os produtos e a sua experiência nas mãos dos consumidores.