7 Fatores importantes para conseguir mais conversões

Publicar um conteúdo não é garantia para gerar tráfego ou conversões – é apenas uma oportunidade para conquistar a atenção de um leitor. Segundo um artigo da Forbes, a estratégia do artigo é que determina se o utilizador se torna cliente do site ou não. Por isso há que considerar os sete fatores mais importantes para conseguir melhores textos, antes de escrever.

1. Originalidade

Textos com uma premissa original geram mais visitas – o que significa mais oportunidades para conquistar novos leitores ou clientes. Por outro lado, um conteúdo original prende melhor a atenção de um utilizador, pois torna mais proveitosa a visita ao site. Se o texto for muito semelhante a algo que o cliente já possa ter lido em algum lado, não se torna memorável e perde impacto.

2. Validade prática

Um artigo pode ser informativo e interessante, mas não justifica a leitura se não tiver utilidade. Os artigos devem corresponder às necessidades dos seus leitores, para garantir que estes regressem.

3. Urgência

É mais provável que os leitores partilhem um texto com os amigos se este apresentar uma solução rápida a um problema atual.

4. Profundidade

Os textos não precisam de ser longos, mas é importante que tenham profundidade. De modo a convencer um utilizador que determinado site é uma autoridade num certo tema, a abordagem não pode ser superficial.

5. Proximidade

Os clientes precisam de confiar na marca para continuar a ler ou comprar, pelo que uma abordagem casual e próxima garante um melhor envolvimento.

6. Rumo

Em vez de dar a solução ao utilizador, indicar-lhe um rumo garante que este continuará a regressar ao site. Deste modo cria-se uma espécie de relação entre leitor e marca.

7. Forte Call-to-action

É essencial terminar um texto com um forte call-to-action, que garanta o seu objetivo – seja vender, conquistar um novo leitor ou manter os utilizadores antigos. De maneira a optimizar um blog, há que analisar quais os textos com melhor performance e apostar nesse género, adaptando as publicações às preferências do seu público.