O que é a transformação digital, e o que é que ela implica?

A maioria das empresas reconhece que é necessário adotar a transformação digital de que tanto se fala, de forma transversal aos diferentes setores de atividade. Uma das expressões que mais se tem ouvido tem sido, por exemplo, a “Indústria 4.0”, mas a tecnologia digital afeta a indústria, a agricultura, o comércio e os media com a mesma intensidade, ainda que não da mesma forma.

Mas, pese embora o reconhecimento da sua necessidade, a maioria dos empresários aparenta não perceber o que é a transformação digital e o que é necessário para a levar a cabo.

É este conceito que a eMarketer pretende esclarecer. Este site da especialidade define a transformação digital como “o processo através do qual os líderes empresariais conquistam as capacidades e vantagens das tecnologias emergentes por forma a reinventar digitalmente as operações da sua empresa, os seus produtos, marketing, cultura e objetivos de crescimento futuro.”

Bonito, ainda que algo vago, certo? Bem o primeiro aspeto a ter em conta é que a tecnologia é um meio, e não um fim por si só. Ou seja, não faz sentido investir numa nova tecnologia para a sua empresa, se a única coisa que vai ganhar é uma máquina reluzente para mostrar aos seus concorrentes.

Existem algumas condicionantes para a transformação digital. Para começar, a empresa é nova ou existe um legado que tem de ser adaptado à digitalização?

E esta pergunta é pertinente quer numa linha de montagem como também na consumer experience na perspetiva de uma empresa que se vê quase obrigada a passar de uma lógica de vendas em retalho normal para uma lógica de mobile first, por exemplo.

A implementação destas tecnologias tem de responder a uma lógica, lógica essa que parece fugir ainda a uma percentagem elevada de empresários, segundo um relatório recente da PwC. Para alguns, a tecnologia digital é algo que diz apenas respeito às TIC, para outros é apenas algo a aplicar no contacto com o consumidor, para outros ainda é tudo o que diz respeito a inovação nos seus negócios. O único consenso que existe é que não existe consenso.

Daí que a eMarketer tenha discutido algumas das características associadas à transformação digital e o que ela implica para as empresas, não só nos seus processos mas também na maneira como comunicam e levam a acabo as suas estratégias de marketing. Vale a pena ouvir.