O futuro é inconcebível mas há um papel fundamental para diminuir a probabilidade de erro

Qual é o papel de um diretor de marketing? Como pode planear o amanhã?

Estas são as perguntas feitas num artigo da Forbes, que pretende desmistificar qual é o papel e as competências essenciais que um diretor de marketing deve ter nos dias de hoje.

O futuro é visto como uma ameaça para as marcas porque elas podem tentar prever as tendências e imaginar o que o futuro nos vai trazer, mas não podemos ver o futuro. Até hoje, as marcas e empresas, quando estudavam o seu público-alvo, limitavam-se aos aspetos geográficos, demográficos e psicográficos.

Contudo, no mundo digital, onde o online e o offline são cada vez mais indivisíveis, é necessário estudar também o comportamento do consumidor. É através da Sociografia que é possível estudar esse comportamento.

A experiência do cliente é a perceção que este tem de uma marca, e não há ninguém que desempenhe um papel maior na compreensão dessa  perceção do cliente do que o diretor de marketing. Este tem de liderar a estratégia da empresa, apresentar uma visão de futuro à Direção, inovar e transformar, aproveitar a inteligência artificial, pensar como um diretor de tecnologia.