Ashley Friedlein -“É tempo para um novo modelo de marketing”

Não é boa ideia ignorar esta afirmação, ou não fosse ela da autoria do fundador do Econsultancy e presidente da Centaur Marketing, Ashley Friedlein. Num artigo de opinião da Marketing Week este especialista sublinha que, atualmente, o ambiente em que os profissionais do marketing trabalham evoluiu para acompanhar as mudanças que a tecnologia e os novos canais de comunicação introduziram.

Mas, curiosamente, a maneira como o marketing é ensinado, percebido e posto em prática, não evoluiu da mesma forma. Ashley Friedlein defende que deve ser criado um novo paradigma que sirva de referência para aquilo em que o marketing se tornou.

O autor continua a sua análise referindo que as novas competências exigidas no ambiente do marketing atual criaram uma crise existencial, muito graças ao crescimento do digital, da utilização de big data, analytics, user experience e conteúdo. Não é claro qual o grau de capacidade que o marketing requer, como se organiza, e ainda existe um fosso entre aquilo que é visto como marketing “digital” versus “tradicional”.

Ashley Friedlein, refere que se “não conseguirmos conciliar o marketing digital com o clássico, vamos ver mais ‘silos’ organizacionais a nascer, trabalho duplicado e uma falta de foco e clareza sobre os papéis e responsabilidades, que levarão a falta de eficiência, frustração e quezílias. Oportunidades serão falhadas, e o crescimento que o marketing e os negócios pretendem alcançar será mitigado.”