Nunca foi tão fácil deixar o carro na garagem

Segundo um artigo do Fast Company, nos Estados Unidos, mais de 60% de percursos de menos de dois quilómetros são feitas de automóvel. Para contrariar esta tendência, foi lançado um site que ajuda os utilizadores a descobrir as melhores alternativas para os seus percursos, sem carros.

O site MobilityScore, criado pela empresa TransitScreen, guia o utilizador pelas melhores opções de transportes públicos e outros, de modo a deixar o carro em casa. Basta inserir uma localização para receber de imediato várias sugestões, categorizadas desde zero (sem opções de mobilidade) ou 100 (opções excelentes de mobilidade).

O site foi lançado nos EUA e no Canadá, no World Car Free Day. No lançamento, o CEO da TransitScreen, Matt Caywood, explicou que o objetivo do MobilityScore é dar alternativas de trânsito aos pedestres e ciclistas num raio de um quilómetro e meio de um determinado local.

O MobilityScore consegue saber a disponibilidade de algumas opções de trânsito: metros e autocarros e serviços como Zipcar, Uber e Lyft. Além de potenciar o bem estar das pessoas, estas são soluções fundamentais para reduzir as emissões de carbono.

Walk Score é outra plataforma que classifica as cidades com base na mobilidade e na facilidade para os pedestres.