Uma app para descobrir a História de Nova Iorque

Créditos: Surveyor

A Biblioteca Pública de Nova Iorque está em missão para identificar a localização de milhares de imagens da velha cidade e precisa da ajuda dos nova-iorquinos.

Segundo um artigo do site Fast Co.Design, para o efeito a biblioteca lançou uma nova ferramenta chamada Surveyor, criada por Bert Spaan. É uma interface projetada para aproveitar o nosso conhecimento coletivo da cidade para resolver os mistérios das fotos antigas.

Durante séculos, Nova Iorque foi desfeita e reconstruída de novo com uma velocidade surpreendente – e, como resultado, grande parte da história urbana da cidade foi perdida.

As avenidas inteiras desapareceram, para não mencionar linhas de comboio, edifícios e bairros que agora só são preservados em fotos e mapas antigos. O arquivo da Biblioteca Pública de Nova Iorque contém milhares de fotos dessas partes perdidas da cidade. No entanto, em muitos casos, ninguém sabe onde elas estão. Muitas fotos apenas têm uma descrição vaga da localização, como “Fulton Street, Brooklyn, NY” ou “New York Elevated”, outros não possuem nenhum dado de localização para desenhar.

Se visitarmos o site da biblioteca, vemos uma dessas fotos, desenhos ou gravuras não identificadas de um lugar na cidade. É nos solicitado marcar o melhor palpite para a localização da foto usando um pino que diz “Aqui! Eu encontrei” num mapa moderno de Nova Iorque. A interface do Surveyor atualmente tem 2.500 imagens digitalizadas e entre 600 e 700 foram localizadas no mapa desde o lançamento do projeto neste mês.