Cinco técnicas de sucesso para marketeers

Com o Whatsapp a atingir mais de um milhão de utilizadores ativos todos os dias, e Facebook Messenger e o WeChat a surgirem logo de seguida, não há dúvida que o messaging (troca de mensagens) tem ganho uma nova importância nas redes sociais. De acordo com um artigo da Fast Company, este serviço traz inúmeras possibilidades para o mundo do marketing digital, mas deve ser compreendido enquanto “rede social em si mesma”. De facto, um dos principais erros que os marketeers cometem é anunciar no messaging como no Facebook ou no Twitter, quando são dimensões diferentes.

Existem cinco técnicas essenciais para ser bem sucedido no messaging. Saiba quais.

1 – Conhecer a diferença entre social media e messaging.
Enquanto as redes sociais servem sobretudo para partilhar artigos, fotos e vídeos, numa troca de mensagens os utilizadores fazem alusões diretas a marcas e produtos que desejam, em conversas sobre viagens e compras recentes.

2 – Trocar mensagens com os utilizadores.
Hoje em dia, no Facebook Messenger, as marcas podem usar bots para responder imediatamente às questões dos fãs e assim tomar melhor proveito da impulsividade de uma compra.

3 – Não menosprezar o messaging.
É possível retirar deste serviço métricas válidas e valiosas para cada negócio. Muitos marketeers cometem o erro de deixar o “messaging” para o fim da lista das suas preocupações, quando é uma das mais importantes fontes de informação que podem ter.

4 – É o lugar das campanhas “de emoções”.
Sendo por natureza o palco das conversas online entre amigos, é o melhor serviço para posicionar campanhas e marcas que procuram envolver os utilizadores através das emoções.

5 – Ponto de encontro de famílias.
Muitas famílias encontraram no Whatsapp e no Messenger a melhor forma de comunicar, especialmente quando estão espalhadas um pouco por todo o mundo. O
messaging torna-se assim a plataforma perfeita para comunicar com este público.