Como um canal de TV conquistou um novo segmento pelas redes sociais

A televisão foi a rainha dos mass media nas últimas décadas, conquistando desde as audiências mais novas às mais velhas. Mas o paradigma mudou, e o público mais jovem está cada vez mais a trocar a TV pelos meios digitais, nomeadamente pelas redes sociais.

Um dos desafios da televisão hoje em dia é conseguir captar os adolescentes, cuja atenção se tornou cada vez mais dispersa. De facto, o público dos 12 aos 18 anos raramente vê televisão sem o smartphone na mão.

Segundo um artigo do site Fast Company, o canal norte-americano de entretenimento E! descobriu uma forma de conquistar as camadas mais jovens, lançando um programa de televisão exclusivo para o Snapchat. Com uma apresentadora jovem e carismática, notícias rápidas e atuais sobre famosos e outros fait divers, contados sempre de forma muito simples e dinâmica, o programa “The Rundown” está a ganhar fãs por todo o país.

Sendo uma audiência que perde interesse muito facilmente, a produtora tremeu quando Erin Lim, a apresentadora, teve de deixar o programa por duas semanas, por motivos de saúde. Mas afinal, quando a pivô regressou e contou porque esteve ausente, conquistou ainda mais fãs, que apreciaram a sua honestidade. Segundo Erin Lim, o programa funciona porque contam “histórias autênticas”. “Nós só damos notícias que também contaríamos aos nossos amigos. Se não tem interesse para nós, porque teria interesse para o nosso público? Não falamos de temas aborrecidos, somos genuínos, reais”.