Manuel Paula (ECI) e as suas perspetivas para 2018. Não perca!

Manuel Paula,
Diretor de Marketing El Corte Inglès

Na sua ótica, qual o principal desafio do marketing e publicidade no setor de Retalho e Distribuição para 2018?
Apesar da retoma do consumo que a generalidade dos mercados apresenta, a dinâmica promocional não mostra sinais de abrandar, pelo que entendo que a rentabilidade das vendas não está otimizada. Por isso, o principal desafio de marketing no sector do Retalho vai ser o desenvolvimento de ações que reforcem o valor da marca como eixo estratégico de criação de valor para a Empresa e como elemento preponderante na escolha do consumidor.

Que tendências identifica de marketing e publicidade que lhe pareçam cruciais no setor em que opera?
A convergência do offline com o online que permita uma atuação omnicanal é a principal tendência para operar e comunicar no retalho. Ao nível da comunicação também destaco o content marketing, a presença nas redes sociais e o mobile.

Na era digital em que vivemos atualmente, como vê o futuro da sua marca/setor de forma a tornar-se relevante?
No retalho, para se ser relevante tem de se procurar ter uma presença omnicanal, simplesmente porque o consumidor assim o exige. Para uma marca como o El Corte Inglés, o caminho para o omnicanal representa um enorme desafio que requer capacidade e vontade de transformação, investimento e adaptação.

Qual a importância que dá ao conteúdo de marca de informação dos grupos de media e como interpreta a sua importância independentemente da plataforma?
Uma marca de media forte é normalmente uma marca com personalidade, apoiada em valores relevantes como a credibilidade, a independência e a qualidade dos seus conteúdos. Estes valores devem ser intrínsecos à marca de media, independentemente do formato ou plataforma onde os seus conteúdos são consumidos. Entendo que para o El Corte Inglés, a associação a marcas de media com estas características ajuda a tornar a sua comunicação mais efetiva.

Considera que a associação a marcas de informação reconhecidas pelos portugueses vai tornar a sua marca mais relevante e dar-lhe mais prestígio? Considera que são uma mais valia para vincular branded content?
Sim em ambos os casos. A comunicação num meio credível e prestigiado aporta credibilidade e prestígio ao anunciante nesse meio. E o contrário também é verdadeiro.