Um jogo online contra a desflorestação

CRÉDITOS: © ToTheLastTree.com

Jogos que consigam aliar a diversão com uma forma de puxar pela criatividade dos mais pequenos, como o Minecraft, são uma verdadeira mina de ouro. Não só para os pais, como também para as marcas. Foi com esta lógica que a Ogilvy teve a ideia de abordar a Greenpeace para tornarem o Minecraft numa estratégia para combater a desflorestação da floresta da Bialowieza, na Polónia, que está a sofrer com uma praga de um besouro venenoso para as árvores.

Segundo o site The Drum, este é o exemplo de um caso em que a agência foi ter o cliente (Greenpeace) e não o contrário. “Somos basicamente um conjunto de pessoas que partilham os mesmos valores, por isso tínhamos de fazer alguma coisa”, disse Wojciech Kowalik, copywriter senior da Ogilvy. “Acreditamos que todos devemos ajudar, fazendo aquilo em que somos melhores: nós somos comunicadores, é a nossa área de especialização. Contactámos a Greenpeace, que deu desde logo um parecer favorável sobre o projeto”.

A ideia consistiu em usar o Minecraft – um jogo de computador que oferece aos utilizadores a possibilidade de construir e explorar um mundo em 3D – para educar os mais pequenos sobre a importância das florestas e motivar jogadores da Polónia a dar uma nova vida à Bialowieza.

O resultado foi o maior cenário em Minecraft construído com o mapa da Polónia como base, convertido depois num desenho em 3D pela empresa dinamarquesa Geoboxer e usado em 360 anúncios de Facebook, uma exposição de fotografia e um documentário.

“Não se pode dizer que a nossa campanha tenha acabado com a exploração de madeira, ou que tenha pressionado o ministro do Ambiente da Polónia a demitir-se, porque o assunto é bem mais complexo que isso”, disse Kowalik. “Mas, definitivamente, teve impacto: tivemos imensas assinaturas numa petição para aumentar o tamanho do Parque Nacional da Bialowieza”.

Kowalik acredita que o “verdadeiro resultado” da campanha só será materializado nos próximos cinco anos, quando os adolescentes que contribuíram puderem votar e participar na vida pública. Até lá, a campanha terá cumprido o seu propósito de criar awareness à volta da temática da desflorestação, principalmente junto dos mais novos.