Recuperar espaços comunitários como esperança para dias melhores

A devastação que o furacão Maria trouxe a Porto Rico é infelizmente visível todos os dias. Um artigo publicado pela Fast Company explica que a organização Save the Children está a dar um forte apoio aos habitantes e na reconstrução de Porto Rico.

Logo após esta tragédia a ajuda – principalmente em necessidades básicas – chegou de todas as formas. No entanto, existem outros apoios que podem ajudar à melhoria da auto-estima nestes habitantes.

Num dos bairros, Save the Children fez uma parceria com a Apartial, uma comunidade de artistas online que trabalha com organizações sem fins lucrativos para trazer imagens coloridas e positivas para comunidades onde as coisas parecem particularmente “negras”.

No Bairro Fronton os dois grupos arranjaram e redecoraram um antigo campo de basquete indoor, que era um lugar de encontro da comunidade para todo o tipo de atividades.

O artista mural surrealista Okuda San Miguel, cujo trabalho foi chamado de “prismático, místico e infundido com cores”, concordou em doar este projeto. Os esboços iniciais criaram um enorme projeto de pintura por número que os residentes da comunidade foram encorajados a pintar. O projeto, que durou quatro dias, incluiu esforços de pessoas de todas as idades, com secções específicas direcionadas para as crianças.