Olá, eu sou um chatbot e estou aqui para conquistar os mercados

Num tempo em que a Inteligência Artificial está na ordem do dia e os chatbots começam a provar as suas vantagens, assistimos a uma mudança no paradigma do chamado “atendimento ao cliente”. De acordo com um artigo do Marketing Tech News, em 2020, 85% das interações com clientes serão feitas sem qualquer interação humana.

Hoje em dia, estima-se que apenas 11% do contacto entre marca e cliente seja feita por chatbots. Segundo estudos recentes, estima-se que 39% das decisões relacionadas com tecnologias são tomadas por equipas de IT. Este número leva-nos a concluir que os responsáveis de marketing ainda não têm uma palavra a dizer sobre a importância de investir em Inteligência Artificial nos seus serviços, e é por isso que os chatbots não são uma realidade na maioria das empresas.

O mesmo estudo revelou que apenas 26% das decisões que envolvem investimento em tecnologia passam por executivos de customer service. Assim, há muitas empresas a passar ao lado do fenómeno da Inteligência Artificial, a perder uma oportunidade que pode ser lucrativa.