O seu negócio (também já) começa por www. E agora?

Existem mais de mil milhões de websites e blogs na internet. Sabe como tirar proveito do seu negócio online e destacar-se?

Ser um num milhão: é este o desafio que responsáveis por trás de um negócio online procuram superar dia após dia. Para isso, as perguntas a que deve responder são se sabe como fazer do seu negócio a primeira escolha dos seus clientes e, mais do que isso, como fidelizar o seu público e fazê-lo voltar ao seu site?

Em 2018, as regras do jogo do marketing parecem ter mudado como nunca e o recurso a influencers das redes sociais e à produção de conteúdos interativos estão a desempenhar um papel de relevo em negócios online como o seu.

Segundo o site Entrepreneur, parte do segredo para esta medição está no ROI – Retorno Sobre Investimento (Return Over Investment, em inglês), uma variável que lhe permite avaliar quais as áreas que exigem mais investimento da sua parte em publicidade e qual a vantagem competitiva que este mesmo investimento lhe dará sobre a concorrência direta.

Além do ROI, existem três métricas importantes a ter em conta em 2018:

Custo por 1000 impressões (CPM) 
Esta métrica é comummente usada na indústria da publicidade online para avaliar o custo-benefício de uma campanha. De uma forma mais prática, para medir o CPM terá de dividir o número de impressões ganhas de um campanha pelo total de custos envolvidos e depois multiplicar o resultado por 1000. De acordo com os objetivos estabelecidos para a campanha, o resultado será variável.

Meça os custos de aquisição das suas campanhas
Outra métrica usada para entender e medir o ROI de uma empresa é a comparação de custos com a receita gerada. Ao acompanhar as conversões, terá melhor noção do ponto de contacto com os seus clientes, incluindo as novas subscrições de usuários, telefonemas, consultas e vendas de e-commerce. Ao atribuir um valor a cada um deles e compreender as implicações da receita, irá dimensionar as áreas da campanha de marketing que maximizam os objetivos do seu negócio.

Por último, meça os custos de tráfego e engagement. Dependendo dos seus objetivos de negócio, que podem implicar a venda de um produto ou encontrar potenciais clientes, é importante entender quanto está a pagar para direcionar um usuário a interagir com a sua marca. Com os números resultantes, poderá avaliar o impacto dos seus gastos em anúncios e também determinar as áreas nas quais precisa de se concentrar mais.