Grande Conferência Jornal de Notícias 130 anos

No âmbito das Comemorações dos 130 anos, o Jornal de Notícias assinalou esta data com a Grande Conferência JN “A falar nos entendemos: a língua como ativo estratégico”, que contou com a presença e o Alto Patrocínio de Sua Excelência O Presidente da República e ainda com a presença de José Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde.

A conferência decorreu no passado dia 1 de junho, no Palácio da Bolsa, no Porto e contou com altos representantes e oradores dos países onde o Português é a língua oficial,   e onde se refletiu o potencial e os desafios da cooperação em áreas como a Ciência, a Cultura, a Economia e a Política.

O Português – língua oficial em oito Estados soberanos – é hoje falado por mais de 250 milhões de pessoas em todos os continentes. É a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no hemisfério ocidental e a mais falada no hemisfério sul. É, pois, um importante ativo estratégico, de interesse geopolítico, património cultural inalienável e com um enorme potencial económico. Estes, foram, portanto os temas da Grande Conferência de Aniversário.

O ponto mais alto da Grande Conferência dos 130 anos do JN foi alcançado com a participação do Sua Excelência O Presidente da República, cujo discurso foi várias vezes aplaudido pela plateia. “ Aqui não se desiste, aqui não se cede”. Presidente elogiou o Porto e o jornal que lhe reflete esse espírito e apelou o reforço da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Fortalecer a comunidade lusófona foi o desejo expresso por todos os oradores, desde o Ministro da Comunicação Social de Angola, Ramos Horta – Nobel da Paz, Augusto Santos Silva – Ministro dos Negócios Estrangeiros.

Esta Grande Conferência contou com o apoio da Associação Comercial do Porto, Imprensa Nacional da Casa da Moeda, Metro do Porto, Câmara Municipal do Porto e do Santander.

Programa – 1 de junho

13h30

RECEÇÃO AOS CONVIDADOS

14h00

SESSÃO SOLENE

Daniel Proença de Carvalho, Presidente do Conselho de Administração da GMG

Afonso Camões, Diretor do Jornal de Notícias

Mensagens de:

Fernando Henrique Cardoso, antigo presidente do Brasil

Alexis Tam, Governo de Macau

14h30

Jorge Carlos Fonseca, Presidente da República de Cabo Verde

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa

15h30

PAUSA PARA CAFÉ

16h00

DEBATE: A língua como ativo estratégico

Ana Paula Laborinho, Organização Ibero-Americana

Daniel David, Presidente da Câmara de Comércio Moçambique Portugal

Luís Reto, Catedrático do ISCTE, autor da obra “Valor Económico da Língua Portuguesa”

Marisa Mendonça, Catedrática e Diretora do Instituto Internacional da Língua Portuguesa

Duarte Azinheira – Imprensa Nacional Casa da Moeda

      Moderação – Inês Cardoso, subdiretora Jornal de Notícias

17h30

João Melo, Ministro da Comunicação Social de Angola

18h00

José Ramos-Horta, Nobel da Paz e antigo Presidente de Timor-Leste

18h30

Augusto Santos Silva, Ministro dos Negócios Estrangeiros de Portugal